NOTÍCIAS/ARTIGOS
imprimir
 ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOBRE AS INFORMAÇÕES APRESENTADAS
 

Respire melhor no inverno
Com a mudança de estação, começam os problemas no aparelho respiratório, mal que atinge uma entre sete pessoas em todo o mundo.

 

Com a chegada do inverno, os surtos de gripes, resfriados, sinusites e problemas respiratórios acompanham a mudança de temperatura e começam a interferir na vida da população. Basta o tempo mudar que lá vêm os espirros, a coriza e o nariz entupido, logo identificados como mais um resfriado provocado pela inversão térmica.

Um levantamento da Organização Mundial de Saúde apontou que uma entre sete pessoas sofre com problemas respiratórios em todo o mundo. Os principais motivos são epidemias de vírus, poluição e variações de temperatura. “As doenças do aparelho respiratório possuem sintomas muito parecidos, por isto é fundamental que o paciente seja examinado por um otorrino para que o diagnóstico seja correto e o tratamento, eficaz”, alerta Dr. José Victor Maniglia, presidente da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia.

O resfriado é causado pelo rinovírus e tem um caráter mais inflamatório como dor de garganta e coriza. Raramente provoca febre e dores musculares. Já a gripe, causada pelo vírus Influenza, apresenta sintomas bem mais fortes. O vírus penetra no organismo, principalmente pelas mucosas, e provoca febre alta, dores no corpo, indisposição e obstrução nasal. Nas duas doenças, o ciclo da não ultrapassa 10 dias.

Se os sintomas não desaparecerem neste período, procure um otorrino, pois, provavelmente, seu problema seja rinite alérgica, uma enfermidade que acomete cerca de 20% da população, entre adultos e crianças, ou, até mesmo, sinusite.

Diferenças importantes

A rinite alérgica é uma inflamação do revestimento interno do nariz e os sintomas têm início minutos após o contato com o alérgeno (substância que provoca a alergia), na maior parte das vezes, poeira doméstica e ácaros. O que dificulta o diagnóstico da doença é que nem sempre as pessoas identificam a causa de suas queixas. Por exemplo, quando os sintomas aparecem com a queda da temperatura, a causa pode ser a blusa guardada no armário, que acumula ácaros, e não o frio.

Já a sinusite é uma inflamação nos seios da face, quatro cavidades de cada lado, localizadas dentro dos ossos. Essas cavidades são revestidas por uma membrana de tecido que secreta o muco, lubrificante natural das vias aéreas, que é responsável pela remoção das impurezas que respiramos. A sinusite é a infecção deste muco por vírus, bactérias ou fungos. Nesse caso, as crises podem variar de 10 a 14 dias. Os sintomas típicos são: sensação de pressão atrás das bochechas, aumento da congestão nasal, catarro amarelo-esverdeado, dor nos seios da face e até mesmo dor nos dentes superiores.

O nariz e seus problemas

Os problemas mais comuns do nariz estão relacionados à obstrução nasal, que pode ocorrer por diversos motivos como resfriado, gripe, crise de alergia e irritação por poluição ambiental. Após a obstrução inicial, pode aparecer a sinusite, que, além de manter a obstrução nasal, desencadeia outros sintomas como dores no corpo, fadiga e até mesmo o mau hálito. (veja tabela).

Tanto obstrução nasal quanto sinusite podem causar complicações futuras e seus tratamentos devem ser orientados por um otorrinolaringologista. A sinusite, a alergia, o resfriado e a gripe podem ser diferenciados por seus sintomas. A tabela abaixo mostra essas diferenças:

Sinal/Sintoma Sinusite Alergia resfriado Gripe Pressão ou dor de cabeça Sim Às vezes Às vezes Às vezes Duração da doença Acima de 10 a 14 dias Varia Menos de 10 dias Menos de 10 dias Corrimento nasal Espesso amarelo-verde Claro, fluido, aguado Fluido, aguado ou espesso esbranquiçado Fluido, aguado ou espesso esbranquiçado Febre Às vezes Não Às vezes Sim Dor de Cabeça Às vezes Às vezes Às vezes Sim Dor nos dentes superiores Às vezes Não Não Às vezes Dor no corpo, irritabilidade, fadiga Freqüente Não Não Sim Mau hálito Às vezes Não Não Não Tosse Às vezes Às vezes Sim Às vezes Congestão Nasal Sim Às vezes Sim Às vezes Espirros Não Às vezes Sim Às vezes

Quando procurar um médico otorrinolaringologista? Os problemas nasais podem levar a complicações graves em diversos setores do organismo. Se um resfriado passa sozinho, problemas alérgicos e principalmente as sinusites necessitam de um tratamento orientado por um médico.

Quando suspeitar de uma rino-sinusite? Quando notar algum dos seguintes sintomas, tanto nos adultos como nas crianças:

Um resfriado que dura de 10 a 14 dias, às vezes com febre baixa. Corrimento nasal verde ou amarelo. Corrimento por trás do nariz, que pode levar a dor de garganta, tosse, mau hálito, náuseas e até vômitos. Dor de cabeça, após os 6 anos de idade. Irritabilidade e fadiga.


Rua 30, nº1360/1366-Barretos-SP-Tel:(0XX17)3322-0594/3322-0731-iorlb@hotmail.com
©Copyright 2004. Todos direitos reservados. Desenvolvimento mlm