ORIENTAÇÕES
imprimir
 ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOBRE AS INFORMAÇÕES APRESENTADAS

EPISTAXE

Nomes alternativos:Sangramento no nariz, hemorragia nasal, perda de sangue pelo nariz. 

Definição:

Perda de sangue das membranas mucosas que recobrem o nariz; o mais comum é de apenas uma narina.

Considerações gerais:

Os sangramentos do nariz são muito comuns. Podem ser causados por trauma, tais como cutucar o nariz com o dedo, assoar o nariz com muita força, um impacto direto no nariz e situações similares. O sangramento nasal também pode ser causado por irritação ou ressecamento das vias nasais, que podem ocorrer por causa da baixa umidade e ambiente seco, rinite alérgica, resfriados ou sinusite. Septo nasal desviado, corpos estranhos no nariz ou outras obstruções nasais também podem ser a causa de sangramento no nariz.

A maioria dos sangramentos no nariz ocorre na ponta do septo nasal, que contém vasos sangüíneos frágeis, fáceis de serem rompidos. Mais raramente, sangramentos do nariz podem ocorrer na parte superior mais profunda do septo nasal. Estes sangramentos superiores ou mais profundos são mais difíceis de serem controlados.

Ocasionalmente, os sangramentos no nariz podem indicar outros distúrbios, tais como distúrbios de sangramento, hipertensão etc. A maioria dos sangramentos no nariz começa no septo nasal, na linha média, cartilagem vertical que separa as narinas e está ligada a vasos sangüíneos frágeis. Esta forma de sangramento não é séria e pode ser facilmente interrompida.

Causas:

Trauma repentino no nariz, ar muito seco ou frio, vasos sangüíneos frágeis, "sprays" nasais, exercícios intensos, ou colocar o dedo no nariz são as causas da maioria dos sangramentos no nariz.

Recorrentes sangramentos no nariz podem ser um sintoma de um distúrbio subjacente, como pressão sangüínea alta, ingestão de uma grande dose de aspirina ou medicamento para diminuir a viscosidade do sangue, alergias, distúrbios hemorrágicos, ou um tumor no nariz ou no seio.

A maioria dos sangramentos no nariz é produzida por vasos sangüíneos na parte anterior do nariz. Alguns são causados por sangramento na parte de trás do nariz, na garganta (sangramento posterior). Estes são mais difíceis de se controlar e quase sempre precisam de atenção médica. 


Rua 30, nº1360/1366-Barretos-SP-Tel:(0XX17)3322-0594/3322-0731-iorlb@hotmail.com
©Copyright 2004. Todos direitos reservados. Desenvolvimento
mlm